Em algum momento você já parou para pensar sobre esse livro? Ou sentiu curiosidade de lê-lo?
Com toda certeza, é o livro mais importante da história da humanidade. Ainda que desprezado por algumas pessoas, não se pode negar que ele foi e é um livro que afirmou fatos científicos antes mesmo que a ciência conseguisse confirmá-los, que guarda a história da criação do mundo e do universo, que marcou e transformou a vida de milhares de pessoas em todos os cantos do mundo. A Bíblia não é um livro qualquer, mesmo que para muitos não seja sagrado, ela não perde em nada sua essência e muito menos a sua importância.
Seja qual for o motivo: curiosidade, busca espiritual, erudição; a Bíblia é o livro mais lido do mundo. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não o conhecem de fato, ou não compreendem seu significado. A Bíblia é um livro formado por vários outros. Um todo com várias partes. Sendo dividida em Antigo Testamento, com os primeiros 39 livros. E Novo Testamento com 27 livros. Possui no total de 66 livros que contam a história de Deus e da humanidade. Não iremos detalhar toda a história desse livro, pois ele é vivo! Cada vez que se lê se aprende algo a mais, por isso apresentaremos um breve resumo do que a Bíblia nos conta.
Basicamente, a história que está grafada nessas páginas é a da criação do universo até o seu fim e recomeço eterno. As primeiras palavras do livro já revelam a natureza criadora de Deus. Ele criou todo o universo do nada. Pelo poder da sua palavra fez tudo o que há. Deus falou e assim aconteceu. À medida que criava Deus via o quanto era muito bom. Assim mesmo Ele chamou a sua criação (Gênesis 1.31). Ele colocou pessoas no mundo para zelar e desfrutá-lo. Criou pessoas com livre arbítrio. O homem deveria tomar conta de tudo o que Deus havia criado, porém através de um ato de desobediência o pecado entrou no mundo. Adão e Eva comeram do fruto proibido, enganados pela serpente, acabaram perdendo sua vida de comunhão com Deus e mudando o destino de toda a humanidade. Essa é conhecida como a queda do homem. Onde houve esse rompimento entre a relação de Deus com o homem. Esse ato fez com que fossem expulsos do jardim do éden e permitiu que no mundo adentrasse o pecado. A partir desse momento a dor, o sofrimento, os problemas e a morte macularam a história do homem que outrora era perfeita.
Mesmo com o pecado no mundo a história foi se desenvolvendo, pois Deus nunca desistiu do homem, mesmo que esse tenha o traído. Deus criou o mundo sabendo que o homem cometeria esse pecado, e por amor a humanidade, desde sempre Ele soube que um sacrifício seria necessário para recuperar a sua criação tão amada. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi o sacrifício necessário para restaurar a relação de Deus com a humanidade. Esse sempre foi o plano de Deus para o homem, a salvação. Deus escolheu um povo, o povo de Israel, do qual viria o Messias. Após a história da criação, conta-se a história desse povo. Deus jamais desistiu de Israel, mesmo com todos os pecados desse povo. A promessa de que nasceria o Messias perdurou por muitas gerações, povos e povos ouviram creram e não creram. Entretanto, Deus é Deus de palavra. Ele cumpriu. Seu Filho morreu e ressuscitou para que o homem pudesse ser salvo. Após a ressurreição de Jesus Cristo os seus seguidores foram incumbidos de contar a sua história e disseminar no mundo a verdade para que outras pessoas também pudessem ser salvas. Assim, chega-se ao final da Bíblia, onde conta-se sobre o fim dos tempos. Onde Deus buscará aqueles que forem salvos para viver nos céus com Ele pela eternidade, onde a sua promessa de vida eterna e perfeição enfim será cumprida. Enquanto isso, na Terra, terá um período de muitas tribulações, pois aqueles que não escolheram a Cristo viveram o reinado das trevas. Após isso Jesus reinará sobre a Terra por mil anos para restaurá-la.
Essa história, contada pela Bíblia, não é posta de forma distante. É o relato de vários homens, inspirados pelo Espírito Santo, que resistiu ao tempo e que agora pode ser lido por todos nós. A mensagem principal que esse livro, chamado Bíblia Sagrada, contempla, é a do Amor. O Amor de Deus que nunca acaba, mas sempre se renova e alcança a vida de todos aqueles que estiverem dispostos a sentir e viver esse amor. A graça da salvação é para todos, pois Jesus amou todo o mundo. Podemos considerar a Bíblia como uma história e também como uma testemunha, pois ela relatou muitos fatos importantes da humanidade. Crendo ou não nessas palavras, ler esse livro continua sendo algo muito importante a se fazer, pois é uma questão de legado histórico. É um livro riquíssimo e com muitos ensinamentos.
댓글